E-DOC 2012 CURITIBA

calendario

16 e 17 de Agosto de 2012 - Curitiba Trade Center Office Building

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Tema central 2012:

"Gestão da Informação em Ambientes Digitais"

  • Organização PaperLess, existe?
  • ECM, BPM e GED – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo e Gestão Eletrônica de Documentos
  • Soluções corporativas para gestão de documentos e informações
  • ECM/GED: projetos implantados em empresas públicas e privadas.
  • Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/ECM: para onde vamos?
  • Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações
  • Certificação digital e Legalização do Documento digital
  • Preservação Digital

Além das palestras ainda ocorrerão Exposição de equipamentos e o Momento convivência: “Você faz o evento”.

 

Dia 16
08:00 09:00 Credenciamento
09:00 09:15 Abertura
09:15 10:15 Eva Rosana - A Era do Conhecimento nas Organizações
10:15 10:45 Café e Negócios
10:45 12:00 Volpi - Aspectos Legais dos Documentos Digitais
12:00 13:30 Almoço
13:30 15:00 Renate Landshoff - Findability: Elementos Essenciais para a Recuperação da Informação em Ambientes Digitais
15:00 15:30 Odair José - Kodak - Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital
15:30 16:30 Café e Negócios
16:30 18:00 Edelvino Razzollini - A Lei de Acesso à Informação
Dia 17
08:00 09:00 Credenciamento
09:00 10:00 Claudio Starec - Ecologia da Informação na Sociedade 3.0
10:00 10:30 Café e Negócios
10:30 12:00 Renate Landshoff - Gestão Estratégica de Serviços Informacionais na WEB 2.0
12:00 13:30 Almoço
13:30 14:30 Giselle Porto Maia - Boas Práticas: Projeto Jornal O Globo
14:30 15:30 Claudio Starec - Comunicação 3.0
15:30 16:00 Jorge Edison - Automação de Processo: uma visão estratégica
16:00 17:00 Paula Monteiro - Porque Implantar Projetos de Gestão Documental
17:00 Encerramento e coquetel

 

PALESTRAS CONFIRMADAS:

 

ANGELO VOLPI (PR)


Angelo Volpi Neto é Tabelião, escritor, consultor, formado em Direito pela PUC-Pr.,  professor convidado de pós graduação em direito notarial, registral e eletrônico  das faculdades, PUC-Pr., UNISINOS-RS, UNIRON-RO, entre outras. É Professor e Coordenador de Pós Graduação em Direito Imobiliário da Universidade POSITIVO. Autor dos livros: Comércio Eletrônico Direito e Segurança, Ed. Juruá e A VIDA EM BITS, Ed. Aduaneiras. Colunista e membro do Conselho Editorial da revista INFORMATION MANAGEMENT. Articulista, autor de centenas de ensaios, artigos e crônicas. Membro do Conselho Honorário da União Internacional do Notariado Latino. Roma –IT.Vice Presidente da Associação dos Notários do Paraná. Participa regularmente como palestrante ou debatedor em eventos no Brasil e exterior.

Palestra:

Aspectos legais dos documentos eletrônicos

O que é um documento eletrônico em sua acepção técnica e jurídica, quais os dispositivos legais e requisitos tecnológicos que lhes proporcionam validade jurídica e valor probatório. Aspectos legais das copias digitais e dos originais eletrônicos. Assinatura digital e criptografia, aspectos técnicos e legais, aplicações práticas jurisprudência e legislação.

 

CLAUDIO STAREC (RJ)

Doutor em Ciência da Informação pela UFF/IBICT e Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Especialista em Marketing (FGV), em Inteligência Competitiva (UFRJ/Univ. Marseile III) e em Administração Educacional (Senac Rio). Na Unigranrio foi Diretor regional, comercial e de novos negócios da Unigranrio; no Senac Rio foi diretor da faculdade de Tecnologia e gerente geral de produtos educacionais; e na Estácio de Sá, foi diretor de Marketing e de campi da Universidade. Professor dos programas de pós-graduação MBA do Ibmec-RJ e FGV, atua na área de ensino desde 1996. É organizador a autor dos livros: Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva (Ed. Saraiva, 2005); Educação Corporativa em Xeque – até que ponto treinamento é um bom negócio para as organizações? (Ed. Senac, 2011). Como consultor de empresas, possui 25 anos de experiência profissional nas áreas de jornalismo, marketing, vendas, comunicação, planejamento, inteligência competitiva e estratégia de negócios em empresas nacionais e multinacionais. Entre as empresas que prestou consultoria estão: Petrobras, Rede Globo, Banco do Brasil, Rolls Royce, Michelin, Laboratórios Abbot, Roche e Servier, Oi, Tim, Drograrias Pacheco, Eletronuclear, InMetro, Loreal, Biotronick, Hospital de Olhos de Niterói, Klint, GH Telecom, Hermes e Compra Fácil, Deicmar Logística, Hidroclean, Mil marcas internacionais,  Light, DNV e Osklen. É CEO, palestrante e consultor sênior da Comunicare Educação Corporativa. Atualmente é coordenador acadêmico dos cursos de curta duração do Ibmec RJ.

Palestras:

Tema 1: Ecologia da Informação na Sociedade 3.0 "Não seremos limitados pela informação que temos; seremos limitados pela informação que somos capazes de processar". Essa frase de Peter Drucker retrata o maior desafio da Sociedade da Informação, do conhecimento e do aprendizado: separar o lixo do luxo informacional.. Hoje não basta ter acesso é preciso saber utilizar recuperar informação relevante que ajude no processo de tomada de decisões nas organizações. Ecologia da informação traz a tona a necessidade de uma adminstração holística das informações, centrada no ser humano. O ponto central dessa abordagem, criada por Thomas Davenport, é colocar o homem no centro da Sociedade 3.0, banindo a tecnologia para seu devido lugar a periferia.

Tema 2: Comunicação 3.0 - os desafios da interatividade numa sociedade que informa muito, mas comuica pouco Na sociedade que produziu nos útimos 5 anos mais informação do que em 5.000 anos anteriores, não basta mais tornar comum ou informar; para se fazer entender é fundamental pensar, planejar e utilizar a comunicação de forma estratégica. É preciso afetar com intenção e provocar certa reação. O desafio para profissionais e empresas é se posicionar como agentes influenciadores e entender que a comunicação não é neutra e precisa ser trabalhada com muito mais atenção e cuidado. Afinal quem não se comunica...

 

EDELVINO RAZZOLINI FILHO (PR)

É Administrador de Empresas; formado pela UFPR, Especialista em Marketing; Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi Diretor-Presidente da UNIEDUC – Cooperativa de Educadores e Consultores de Curitiba; foi supervisor de vendas e gerente de vendas de diversas empresas distribuidoras de materiais e equipamentos médico-hospitalares na região Sul do Brasil; gerente de produtos de indústria farmacêutica com atuação em todo o território nacional; Sócio-Diretor da empresa K. R. Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., atuando com treinamento e consultorias na área de logística; autor de diversos livros e artigos publicados em revistas e eventos científicos nacionais e internacionais.

Atualmente é Assessor de Governança da Tecnologia e da Informação, do Gabinete do Reitor, da Universidade Federal do Paraná, além de professor do curso de Gestão da Informação e do programa de Pós Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da mesma UFPR. Também é professor convidado do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidad de La Empresa – UDE, de Montevidéu-UY.

Breve resumo da palestra:

- LAI - Lei de Acesso a Informação: exigências e perspectivas

- Exigências para implantação da LAI;

- Efeitos da LAI sobre a gestão pública;

- Impactos da LAI sobre o cidadão e o exercício da cidadania;

- LAI e gestão documental e informacional.

 

EVA ROSANA DE ANDRADE FERNANDES (PR)

Graduada em Tecnologia Mecânica com ênfase em Mecatrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui qualificação em Web Design Developer e atualmente cursa Especialização em Marketing Digital pelo Centro Universitário FAE. Com experiência em desenvolvimento de sistemas inteligentes para Web. Atua como consultora de inovação para empresas pelo Centro Internacional de Inovação do Senai PR e atua na construção de estratégias para redes sociais e gestão de projetos que contemplam a construção de processos para inovação aberta através de plataformas web 2.0, cultura organizacional, gestão do conhecimento e criatividade.

Palestra:

A Era do Conhecimento nas Organizações - Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação

Esta palestra prevê uma abordagem de excelência da Gestão do Conhecimento e Inovação nos ambientes organizacionais, os quais estão sob constantes mudanças. Assim, evoluir na direção do desenvolvimento de novas soluções para os desafios empresariais, traz resultados efetivos e maior credibilidade ao mercado.

Dentre as diversas possibilidades de aumento de competitividade, a ênfase e o investimento na capacidade da empresa em promover uma gestão estratégica dos seus ativos intangíveis, na busca contínua por inovar seus produtos, processos e serviços, é fator fundamental para o crescimento potencial das organizações. Busca-se diferenciais, antes almejados por meio de processos de qualidade total e, que hoje, são alcançados pela percepção de que o conhecimento transformado em inovação é a principal dinâmica de sucesso.

 

GISELLE PORTO MAIA (RJ)

Responsável pela de gestão de conteúdo da Infoglobo na área de Tecnologia de Produtos. Com mais de 10 anos de experiência em projetos de internet, atuou na Infoglobo como desenvolvedora, analista de sistemas e analista de inovação em diversos projetos, como os sites do jornal O Globo e Jornal EXTRA. Giselle é formada em Tecnologia da Informação pela Unicarioca, com especialização em Modelagem do Conhecimento pela PUC-RJ. É apaixonada pelos assuntos web semântica, ontologias e modelagem conceitual.

Palestra:

Boas práticas: Projeto Jornal O GLOBO - desafios e resultados de um projeto visando disponibilizar informações de um acervo jornalístico. Do acervo memória ao mundo digital.

Apresentação do projeto e dos desafios encontrados para realizar a digitalização de 73 anos de páginas do Jornal O Globo e disponibilização destes documentos para comercialização e utilização em novas plataformas de conteúdo.

 

JORGE EDISON RIBEIRO (PR)

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, com Mestrado pelo Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ e Doutorado pelo Departamento de Engenharia Elétrica do Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres. Consultor Sênior em BPM e ECM, tendo participado da gestão de projetos corporativos.

Palestra:

Automação de Processos, uma visão estratégica.

A palestra irá conceituar BPM e EBPM, apresentar as principais vantagens da administração por processos e da automação de processos. Abordará também alguns conceitos e padrões utilizados na área, bem como a influência do BPM sobre a área de TI.

 

RENATE LANDSHOFF (SP)


Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP; MBA em Comunicação pela ESPM; especialização em gestão do Conhecimento pela FGV; graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); docente da FESPSP no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação; ampla experiência na área de Ciência da Informação, com mais de 20 anos atuando em organizações nas áreas de Documentação, Informação e Comunicação; ênfase de atuação nos temas: gestão da informação, gestão de documentação, taxonomia, Biblioteca 2.0, tecnologias sociais e organização da informação em ambientes digitais. Área de pesquisa e maior interesse: metadados, interfaces de busca, encontrabilidade [findability] da informação, web 2.0 e redes sociais.

Tema 01:

Gestão estratégica de serviços informacionais na Web 2.0: Revolução ou evolução? Como as Unidades de Informação estão se adaptando à Web 2.0? O que de fato está mudando e quais são os novos serviços informacionais que estão sendo criados?

A palestra abordará os aspectos estratégicos envolvidos na criação e gestão de serviços informacionais na Web 2.0 e ilustrará a apresentação com exemplos na Web.

Tema 02

Findability: elementos essenciais para a recuperação da informação em ambientes digitais.

As teorias, metodologias e instrumentos para o tratamento da informação já estão maduros, mas faltam elementos para que o usuário encontre a informação desejada.  A palestra abordará quais são esses elementos essenciais que irão promover a encontrabilidade da informação nas bibliotecas digitais.

Conteúdo

1.Findability: Encontrabilidade da informação em ambientes digitais 
2.Metadados e sua importância na representação da informação
3.Metodologia na organização e recuperação da informação: taxonomia, tesauro e folksonomia
4 A busca e seus elementos
5 Considerações e interação


ODAIR RODRIGUES (SP)


Engenheiro Eletrônico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiência na área de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional e na América Latina. Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Area Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

Palestra:

Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital. Qual tecnologia utilizar: Digitalização ou Microfilmagem Eletrônica?

Como capturar documentos utilizando scanners, como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentos como meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações e tendências.