E-DOC 2013 CURITIBA

calendario

22 e 23 de agosto de 2013 - IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade

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E-DOC 2013 CURITIBA

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO INTEGRADAS


| #DADOS | #INFORMAÇÃO | #CONHECIMENTO | #MEMÓRIA |

| #COMUNICAÇÃO | #INOVAÇÃO | #CONTEÚDO | #COLABORAÇÃO |

|#GED | #ECM | #BPM | #BI |#TIC |

| #MOBILE | #CLOUDCOMPUTING | #SOCIAL | #BIGDATA |

| #SEGURANÇA | #GOVERNANÇA | #NEGÓCIOS |

PROGRAMAÇÃO

#Edoc2013Cwb - Dia 22|08|13

Painel I: Dados, informação e conteúdo: Do ambiente físico ao digital
08:30 09:00 Credenciamento
09:00 09:30 Café [de Boas Vindas!] & Negócios
09:30 09:45 Abertura do evento
09:45 10:30 Fillipe Neyl (PR) - Como aproveitar o potencial informacional da web*
10:30 11:15 Vinicius Krause (PR) - Arquitetura da informação
11:15 12:15 Fernando Zaidan (MG) - Evolução informacional: Da Alexandria ao ambiente digital
12:15 12:40 Perguntas e discussões | Encerramento Painel I
12:40 14:00 Almoço
Painel III: Informação e Negócios: Bussiness Intelligence, Paper Less e Lean Office
14:00 15:00 Leandro Schimtz (RS) - GED |ECM |WORKFLOW Para os setores de saúde e financeiros
15:00 16:00 Odair José (SP) - Digitalização de Documentos e a preservação documental na era digital
16:00 16:30 Café & Negócios
16:30 17:45 Aldebaran Leite Agner (PR) - Documentos digitais e digitalizados em cartórios
17:45 18:15 Perguntas e discussões + Encerramento Painel II
#Edoc2013Cwb - Dia 23|08|13
Painel III: Informação e Negócios: Bussiness Intelligence, Paper Less e Lean Office
08:30 09:00 Credenciamento
09:00 09:45 Aderlan Rodrigues (PR) - Business Intelligence
09:45 10:15 Café & Negócios
10:15 11:15 Pedro Guerra (MG) - Projetos de engenharia sem papel
11:15 12:15 Maria do Carmo Freitas (PR) - Lean Office
12:15

12:40

Perguntas e discussões + Encerramento do Painel III - 
*Com a participação de Ana Carolina GreeffFabiano Barreto Romanel

12:40 14:00 almoço
Painel IV #Social #Local #Mobile #CloudComputing #BYOD #BigData - Privacidade, segurança e aspectos legais
14:00 15:00 Sônia Stropa (SP) - Qual o impacto das mídias sociais dentro das organizações? Como os executivos e as empresas estão se posicionando?
15:00 16:20 Hélio Abreu (PR) - Direito digital e a proteção de intangíveis
16:20 17:40 Erasmo Guimarães Jr. (SP) - Contrainteligência, Segurança da informação e Forense Digital
17:40 18:00 Perguntas e discussões
18:00 18:10 Encerramento e sorteios
18:10 18:30 Café [de encerramento] & Negócios

 

PALESTRAS CONFIRMADAS:

ADERLAN RODRIGUES (PR)

Formado em Sistemas para Internet, pós-graduado com MBA em Gestão de Tecnologia da Informação. Atualmente é diretor de tecnologia na QWay Discovery, além de instrutor e consultor de Business Intelligence na BXBsoft, empresa com mais de 20 anos de mercado e a mais de 10 anos atuando no desenvolvimento de software voltado a inteligência de negócio.

O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE?

  • Benefícios;
  • Pequenas e médias empresas também podem usar BI;
  • Como chegar ao Business Intelligence;
  • Organização dos dados;
  • Pessoas envolvidas;
  • Arquitetura;
  • Business Discovery, o Business Intelligence 2.0.

 

ALDEBARAN LEITE AGNER (PR)



Formado em Análises de Sistemas e Ciências Contábeis, com especialização em Engenharia de Software. Atualmente é presidente do Núcleo-BR (Núcleo das Empresas Desenvolvedoras de Software para Cartórios) e Diretor de Desenvolvimento da AnSata Informática, empresa de TI com mais de 19 anos de atuação no segmento notarial e registral brasileiro (cartórios).

DOCUMENTOS DIGITAIS E DIGITALIZADOS EM CARTÓRIOS:

  • Cartórios, serviços: notarial e registral;
  • Legislação;
  • Aplicabilidade nos cartórios do uso dos documentos digitais e digitalizados;
  • Documentos digitais X documentos digitalizados;
  • Fé pública e unidades certificadoras;
  • Softwares – PDF/A e “assinadores” digitais;
  • Custo/investimento para digitalização de acervos.

 

ERASMO GUIMARÃES JR (SP)

Consultor especializado e certificado em Forense Computacional e Digital pela Axur Security, TechBiz Forense Digital, Guidance-USA e Brainbench-USA; GSI – Gestão de Segurança da Informação e Auditoria de qualidade pela Impacta Tecnologia e NextGeneration; COBIT – Governança de TI, Risco e Compliance Corporativa pela ISACA-USA e Daryus Education; ITIL – Gerenciamento de serviços e infra-estrutura de tecnologia da informação pela Exin USA; BCM – Planos de continuidade de negócios pela Daryus Education; processos de garantia de receita e auditoria para conformidades de processos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP); Disaster Recovery (DRII) – Planos de recuperação de desastres para ativos de TI pela Daryus Education; Penetration Tester – Testes de intrusão e detecção de vulnerabilidades em redes pela 4Linux Education; CSIRT – Resposta a Incidentes de TI pela 4Linux Education; BPM – Mapeamento de processos de negócios específicos para gestão de insumos de redes de TI, logística reversa, supply chain, service desk, segurança da informação, recursos humanos, continuidade de negócios,, auditoria de qualidade, investigação corporativa, analise de vulnerabilidade físicas e lógicas, compliance e risco operacional.

CONTRAINTELIGÊNCIA, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E FORENSE DIGITAL

A - Segurança da Informação X insegurança da Informação

  • A importância das Políticas Sistema e Gestão de Segurança da Informação (ISO 27001 e 27002)
  • RISI - Regulamento Interno de Segurança da Informação
  • Conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI (ITIL)
  • Gestão de Infraestrutura de TI (COBIT)
  • Mitigação de desvios de condutas entre colaboradores
  • A importância de treinamento e conscientização sobre SI
  • CyberCrime e seus impactos
  • O risco da segurança por meio da obscuridade
  • Engenharia social corporativa
  • Multifuncionais e informações armazenadas
  • Hacking X Craking
  • Phishing Scam;
  • Defacement - Intrusão e adulteração de páginas web
  • Keylooger - Softwares espiões sem autorização
  • O risco do compartilhamento de senhas de acesso
  • A importância da atualização de Sistemas operacionais e aplicativos
  • Webmail Inseguro X Webmail Seguro
  • Sniffing em redes corporativas, hotéis, cyber cafes, lan house, aeroportos e locais públicos
  • Conexões remotas e suas consequências
  • Rede TOR e Proxy anônimo
  • CAIS - Repositório de incidentes relatados
  • BotNets
  • Antivirus
  • Firewall
  • Intrusion Prevention System (IPS) e Intrusion Detection System (IDS)
  • A importância da sanitização do discos rígido antes de doar ou leiloar ativos corporativos
  • E-mails anônimos

B - Scan, Scam, analise e Mitigação e de Vulnerabilidades

  • Dispositivos Moveis (Hds, Memorias, Pen drive, celulares, Ipods, Tablets, relógios dentre outros
  • Teste de intrusão (Pentest) e seus benefícios para a corporação
  • Varredura e mitigação de riscos para Desktops, Servidores, Redes Wi-Fi, Televisores, Geladeiras, Impressoras e dispositivos conectados a rede IP

C - Contrainteligência Corporativa

  • Investigação e Mitigação de Fraudes corporativas
  • Aspectos Legais
  • Auditoria interna e correlacionamento de eventos e incidentes
  • Resposta a Incidente de TI
  • Segregação de função
  • Classificação de informação
  • Criptografia de disco rígido, dados e informações
  • Mitigação e Identificação de Insiders (informantes)
  • Identificação de Intruders (intrusos) dentro da organização;
  • Gerenciamento de senhas
  • Auditoria de acessos não autorizados
  • Gestão de Ativos
  • Gestão de Backups
  • Armazenamento seguro de informações
  • Monitoramento da Infraestrutura de TI em tempo real
  • Rastreamento de mensagem de e-mails

D - Forense & Anti-Forense Digital

  • Preservação de provas digitais
  • A importância da Cadeia de custodia
  • Aquisição/Duplicação de discos bit-a-bit (método Forense)
  • Hash MD5, SHA1, CRC32...
  • Parecer e Laudos Técnico
  • Thesaurus
  • Evidencias digitais (Materialidade X Autoria)
  • Imparcialidade na análise de evidencias
  • Detecção de arquivos excluídos
  • Recuperação de artefatos digitais
  • Identificação de artefatos maliciosos
  • Descarte de mídias Digitais;
  • Sanitização de discos utilizando o DOD 5220-22M

 

FERNANDO ZAIDAN (MG)


Consultor na área de Gestão da Informação e do Conhecimento. Ao longo de 26 anos de experiência inclui cargos de diretor fábricas de software, gestor de TI, arquiteto de dados  e analista/desenvolvedor de sistemas. É Doutorando na Escola de Ciência da Informação – ECI –da UFMG, cuja linha de estudos situa-se na: gestão da informação e do conhecimento, web semântica, Linked Open Data (LOD – dados abertos vinculados) e ferramentas de gestão da e colaboração da web 2.0/3.0.   Mestre em Administração e Bacharel em Ciência da Computação. É professor de Graduação e de Pós Graduação em diversas instituições de ensino.  Orientador de mais de uma centena de TCC (trabalho de conclusão de cursos). Já foi palestrante convidado em diversos eventos nacionais e internacionais. Organizou eventos na área de TI.  Autor de artigos técnicos e científicos com publicações no Brasil e no exterior. Escreve "Por Dentro da Web Semântica" no Portal itWeb. Possui um Blog:www.fernandozaidan.com.br

EVOLUÇÃO INFORMACIONAL - DA ALEXANDRIA AO AMBIENTE DIGITAL: A palestra fará uma abordagem histórica desde início do século III a.C. , época que pode ser considerada como o surgimento da primeira biblioteca da humanidade, a Biblioteca Real de Alexandria. Será realizada também a elucidação dos conceitos necessários para a condução do programa de palestras do evento, de maneira pragmática, remetendo a casos reais. Por fim, chegaremos aos ambientes digitais, os que realmente nos interessam. Afinal, a web 2.0, da colaboração e cooperação, tão falada desde 2004, evolui para a web 3.0, sobretudo no modelo de dados abertos vinculados (LOD – Linked Open Data). É o próprio inventor do www (World Wide Web), Tim-Berners Lee, que afirma literalmente da necessidade de caminharmos para uma manipulação semântica dos dados e informações, na tentativa de por um fim na forma textual em que os mesmos se encontram. Quem se beneficiará diretamente com tudo isto? Com certeza a Gestão de Documentos e Informações, em todos os meios organizacionais, privados ou públicos.

 

FILLIPE NEYL (PR)


Sócio, diretor de criação e planejamento da Agência WX. Responsável pelo desenvolvimento de centenas de projetos digitais para clientes dos mais variados segmentos, acumula 11 anos de experiência na área de marketing e planejamento. Tem experiência em arquitetura da informação e planejamento digital. É responsável por difundir conhecimento estratégico visando fortalecer os meios digitais dos clientes da agência.

 

HÉLIO AUGUSTO CAMARGO DE ABREU (PR)


Administrador e advogado com mais de 30 anos atuando na área comercial de empresas como Serpro; Itautec; Stefanini e Atos Origin. Condecorado com o Colar do Mérito Tecnologia da Informação e Comunicação pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira em 2010. Sócio fundador da Academia Paranaense de Propriedade Intelectual. Membro da comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR.

Especializações: Consultor em TI, advogado e professor do Curso de Graduação e Pós Graduação na área de Segurança da Informação na ULT - Grupo Américas, SPEI, OPET e Universidade Positivo, Instituto de Engenharia do Pr e da Escola superior de advocacia da OAB/Pr, palestrante em empresas e entidades de classes.

DIREITO DIGITAL E A PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS

  • A Sociedade Digital;
  • Monitoramento e Privacidade sem interferir na produtividade dos colaboradores;
  • Lei dos crimes eletrônicos (Carolina Dieckmann) e demais delitos;
  • Gerando provas eletrônicas;
  • Tendências do crowdsourcing (nova ferramenta para a inovação);
  • A necessidade da implementação de uma política de Segurança da Informação;
  • Implementação de uma Política de BYOD  (Bring Your Own Device);
  • Novas regras de tele-trabalho;
  • Contratos em Cloud Computing.

 

LEANDRO SCHMITZ (RS)

Administrador, pós-graduado (MBA) em Gestão Estratégica de TI pela FGV-RS.
Carreira desenvolvida em Gestão na área de Tecnologia da Informação há mais de 15 anos, com destacada experiência na liderança das equipes, idealização e gerenciamento de projetos, atuando com foco na otimização de rotinas e criação de soluções para o negócio.
Atualmente trabalha na Unimed Central RS, como Supervisor de TI, gerenciando mais de 90 colaboradores, cabendo destacar os seguintes projetos:

  • Administra Birô de GED (digitalização e microfilmagem de documentos) no Rio Grande do Sul atuando para o Sistema Unimed/Unicred Nacional. Projeto replicado para os seguintes estados: Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo;
  • Desenvolveu projeto COMPE (Compensação Eletrônica de Cheques) para o sistema Unicred (mais de 90 unidades), com foco no trato das imagens dos cheques e integração com o sistema de gestão financeira;
  • Gerencia projeto de Educação a Distância, com conteúdos de informação médica, capacitação em gestão e atualização/reforço escolar;
  • Responsável pela implantação de sistema de videoconferência em todas as Unidades do Sistema Unimed e Unicred do RS, entre outros.

GED/ECM/WORKFLOW PARA OS SETORES DE SAÚDE E FINANCEIROS:

  • Padronização de Documentos e Área da Saúde;
  • Captura de Documentos (Captura Distribuída e Centralizada);
  • Legalidade do processo para o descarte seguro de documentos físicos;
  • Tecnologias envolvidas no processo de um Birô de Digitalização;
  • ECM e Workflow na prática;
  • Panorama do projeto COMPE (Compensação Eletrônica de Cheques) para o sistema Unicred (cooperativa de crédito).

 

MARIA DO CARMO FREITAS (PR)


Engenheira Civil com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Professora da UFPR e Líder do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia. Investigação dos processos de geração, disseminação e introdução de inovações tecnológicas nas atividades associadas ao mapeamento e Fluxo de Informação, Gestão da Informação, Lean Thinking, Lean Office e culminando no desenvolvimento de inovações em processos e/ou produtos de informação. Isso visando atender os interesses sociais de difusão científica com abordagem multidisciplinar - nas áreas de engenharia, Gestão da Informação, gestão da inovação e do conhecimento, políticas públicas - considerando a complexidade e diversidade das organizações. Atua ainda na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços de informação e tecnologias inovadoras para educação, e em suas aplicações tais como criação de objetos educacionais para fomentar educação continuada e profissional, educação corporativa e tecnologias inovadoras para educação.

Lean Office

Todas as organizações geram documentos de natureza diversificada: comerciais, jurídicas, fiscais, entre tantas outras. As funções administrativas exercidas nos escritórios das empresas tem sua atuação na criação, organização, distribuição e uso da informação no dia a dia.

O advento da tecnologia de informação ampliou e duplicou a geração de documentos. A gestão da informação é uma necessidade presente nos diversos grupos de usuários, papel que exige diariamente a redução de volumes crescentes de conteúdo publicado nas mais diversas mídias, a conteúdo útil à tomada de decisão.

Diante desta realidade surge a proposta que o gestor da informação adote uma filosofia – a sugestão – Lean!!! Traduzindo para enxuto, limpo, liberado!! Originaria da indústria, o conceito busca alertar os responsáveis dos processos pela melhoria da eficiência nas suas unidades de serviço.

Lean Office, oportuniza aos profissionais uma reflexão e equipara seus processos aos conceitos de qualidade que vêm aplicados há décadas no ambiente industrial, por meio da Produção Enxuta e Mentalidade Enxuta.

Os Fluxos de Informação têm papel decisivo na incorporação do Lean Office nos escritórios, já que transmitem o recurso essencial para seu funcionamento. Quer saber mais?!

Serviço

Autora da obra “Lean Office: gerenciamento, operação e tecnologias”, autoria de Ana Carolina Greef, Maria do Carmo Duarte Freitas, Fabiano Barreto Romanel, edição e publicação Editora Atlas

www.leanoffice.com.br

 

ODAIR RODRIGUES (SP)


Engenheiro Eletrônico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na área de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional e na America Latina. Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Área Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E A PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL NA ERA DIGITAL: Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentos como meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.

 

PEDRO GUERRA (MG)


Diretor na VP de BPM e ECM da SUCESU-MG. Graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e graduando em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário UNA. Técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG. Nos últimos anos, vem atuando na especificação e implantação de sistemas para projetos de CapEx, nas áreas de materiais, planejamento, custos (estimativa e controle), engenharia, saúde e segurança e meio ambiente. Implantou soluções GED em projetos de grande porte da Vale, participando efetivamente da especificação do GED Engenharia.

PROJETOS DE ENGENHARIA SEM PAPEL: Quando discutimos sobre a gestão de documentos técnicos em projetos de engenharia e posterior manutenção desses documentos durante a operação das plantas industriais, percebemos uma série de diferenças no ciclo de vida (voltado para o ativo), na taxonomia e nos processos de aprovação. É possível conduzir processos de comentários e aprovação sem “gerar” papel? Como softwares especialistas de gestão de documentos podem dar mais agilidade aos processos? Podemos ter equipes de gestão reduzidas ao aderir a esse tipo de ferramenta? Podemos abrir mão do papel também nas frentes de obra? A palestra visa discutir um pouco sobre a gestão desses tipos de documentos e como é possível reduzir o uso de papel, aperfeiçoar processos e reduzir equipes de arquivo técnico, principalmente durante a fase de projeto.

 

SÔNIA STROPA (SP)


Administradora de Empresas e Web Design – MBA em DIREITO ELETRÔNICO pela Escola Paulista de Direito – SP.  Profissional certificada e reconhecida para trabalhar com documento eletrônico por entidades internacionais há mais de 10 anos. Em 2004 foi agraciada como a “Profissional do Ano” pelo Cenadem.
Estuda e avalia tendências do mercado nacional e internacional sobre GERENCIAMENTO e TECNOLOGIAS APLICADAS A INFORMAÇÕES.
Em sua trajetória profissional desenvolveu e implantou projetos  de Gestão de Documentos e Informações em diversos segmentos econômicos em grandes empresas: Bradesco, Safra, Frutesp, Black & Decker, TV Bandeirantes, Rede Globo, Brinks Transporte de Valores, CSL, Nortel, Claro Telecomunicações, Justiça Federal de 1º Grau, EBCT - CORREIOS, PDG/AGRE, Lopes, Caloi, empresas de telecomunicações.
Atualmente trabalha como consultora especialista em Gestão Documental, ECM e EIM.
Conferencista e autora de artigos e trabalhos publicados em revistas e publicações especializadas.

 

VINICIUS KRAUSE (PR)



É jornalista e filósofo, arquiteto de informação desde 2007, atualmente é colaborador da Gazeta do Povo e pesquisador no Instituto Faber Ludens.

HUMANIZANDO O ACESSO A INFORMAÇÃO: As bases da arquitetura de informação e de experiência do usuário.

Administradora de Empresas e Web Design – MBA em DIREITO ELETRÔNICO pela Escola Paulista de Direito – SP.  Profissional certificada e reconhecida para trabalhar com documento eletrônico por entidades internacionais há mais de 10 anos. Em 2004 foi agraciada como a “Profissional do Ano” pelo Cenadem.

Estuda e avalia tendências do mercado nacional e internacional sobre GERENCIAMENTO e TECNOLOGIAS APLICADAS A INFORMAÇÕES.

Em sua trajetória profissional desenvolveu e implantou projetos  de Gestão de Documentos e Informações em diversos segmentos econômicos em grandes empresas: Bradesco, Safra, Frutesp, Black & Decker, TV Bandeirantes, Rede Globo, Brinks Transporte de Valores, CSL, Nortel, Claro Telecomunicações, Justiça Federal de 1º Grau, EBCT - CORREIOS, PDG/AGRE, Lopes, Caloi, empresas de telecomunicações.

Atualmente trabalha como consultora especialista em Gestão Documental, ECM e EIM.

Conferencista e autora de artigos e trabalhos publicados em revistas e publicações especializadas.