Maria do Carmo Freitas no E-DOC 2013 CURITIBA

Engenheira Civil com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Professora da UFPR e Líder do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia. Investigação dos processos de geração, disseminação e introdução de inovações tecnológicas nas atividades associadas ao mapeamento e Fluxo de Informação, Gestão da Informação, Lean Thinking, Lean Office e culminando no desenvolvimento de inovações em processos e/ou produtos de informação. Isso visando atender os interesses sociais de difusão científica com abordagem multidisciplinar - nas áreas de engenharia, Gestão da Informação, gestão da inovação e do conhecimento, políticas públicas - considerando a complexidade e diversidade das organizações. Atua ainda na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços de informação e tecnologias inovadoras para educação, e em suas aplicações tais como criação de objetos educacionais para fomentar educação continuada e profissional, educação corporativa e tecnologias inovadoras para educação.

Lean Office

Todas as organizações geram documentos de natureza diversificada: comerciais, jurídicas, fiscais, entre tantas outras. As funções administrativas exercidas nos escritórios das empresas tem sua atuação na criação, organização, distribuição e uso da informação no dia a dia.

O advento da tecnologia de informação ampliou e duplicou a geração de documentos. A gestão da informação é uma necessidade presente nos diversos grupos de usuários, papel que exige diariamente a redução de volumes crescentes de conteúdo publicado nas mais diversas mídias, a conteúdo útil à tomada de decisão.

Diante desta realidade surge a proposta que o gestor da informação adote uma filosofia – a sugestão – Lean!!! Traduzindo para enxuto, limpo, liberado!! Originaria da indústria, o conceito busca alertar os responsáveis dos processos pela melhoria da eficiência nas suas unidades de serviço.

Lean Office, oportuniza aos profissionais uma reflexão e equipara seus processos aos conceitos de qualidade que vêm aplicados há décadas no ambiente industrial, por meio da Produção Enxuta e Mentalidade Enxuta.

Os Fluxos de Informação têm papel decisivo na incorporação do Lean Office nos escritórios, já que transmitem o recurso essencial para seu funcionamento. Quer saber mais?!

Serviço

Autora da obra “Lean Office: gerenciamento, operação e tecnologias”, autoria de Ana Carolina Greef, Maria do Carmo Duarte Freitas, Fabiano Barreto Romanel, edição e publicação Editora Atlas

www.leanoffice.com.br